Os agricultores algarvios permanecem na expectativa quanto à decisão do Governo sobre o alívio nos cortes de água, uma medida amplamente reivindicada pelo setor e, sem garantias de que os cortes serão iguais para todos, têm para hoje agendado um protesto, em que deverão sair para a estradas d região, como encetado em março, na EN125.
A questão continuou sem resolução até dia 10 de maio, prazo que o representante dos agricultores, Macário Correia, tinha apontado ao Público, pelo que são expectáveis protestos hoje,
No último dia 30 de abril, a Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, marcou presença em Faro, participando da reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras. O encontro teve como propósito fazer uma avaliação dos recursos hídricos da região e debater a possibilidade de alívio nas restrições ao consumo de água nos setores da agricultura, turismo e consumo doméstico, que estão em vigor desde janeiro deste ano.
Após a reunião, a Ministra admitiu que existe alguma “margem para aliviar um pouco as restrições que têm vigorado até agora”, devido à precipitação registrada este ano ser maior do que no ano anterior. Contudo, ela ressaltou que “a falta de água no Algarve é um problema que veio para ficar”, considerando o nível de precipitação dos últimos anos.
Da mesma forma, a ministra afirmou que a prioridade “será sempre o setor urbano”, no que respeita aos maiores alívios nos cortes, seguindo-se depois as atividades económicas, turismo e agricultura.













